BIOGRAFIA

Dirceu Leite
Rui Alvim
PC Castilho
Celso Woltzenlogel
Daniela Spielmann
Antônio Rocha
Turíbio Santos
Rubinho de Paula
Mestre Monarco
Aluísio Machado
Zé da Velha
Ana Costa
Juninho Thybau
Claudinho Guimarães
Luíza Dionízio
Paulinho Resende
Iza
Ronaldo do Bandolim
Rodigo Revelles
Adriano Serafim
Will Freitas
Alex Ribeiro
Marcos Santos
Douglas Castilho
Jack Rocha
Anderson Vaz
Raphael Moreira
Paulo Zerbini
Walber Junior
Didi Assis
Felipe Pedro
Wander Campos
Bruno Campos
Aglaise Souza
Rafael Tavares
Rodrigo Pirikito
Luizinho Croset
Leo Santos
Cacau Campos
Jorge Motta
Maestro Valter Souza
Leandro Junnhyor
Rafael Caçula
Jô Borges

Patrick Leonard, flautista e saxofonista, começou a estudar piano aos seis anos de idade. “Aos 8, preferi me afastar da música e só recomecei aos 20, tocando gaita, intuitivamente. Foi aos 24 que comecei a estudar de verdade.”

Tão “de verdade” que a lista do que estudou e dos professores que teve é grande: Começou com a gaita em 2004. Em 2009, passou a estudar flauta transversal, com Fernando Trocado. Na mesma época assistiu aulas de percepção e teoria musical, no curso Cenart.

Ainda em 2009, passou a frequentar aulas na Escola Portátil de Música, oficina de choro realizada pelo Instituto Casa do Choro na UNIRIO, onde estudou flauta transversal com Antônio Rocha, Leonardo Miranda e Naomi Kumamoto até 2012. Também assistiu aulas de harmonia, leitura e percepção musical com a professora Bia Paes Leme e Pedro Aragão, além de oficinas com Luciana Rabello, Pedro Amorim, Cristovão Bastos e Mauricio Carrilho.

Neste meio tempo, teve aulas na escola de música Canto pra Viver, de harmonia, percepção e teoria musical, com o professor Mário Pedro e de percussão na oficina Tambor Carioca, da escola Maracatu Brasil, com mestre de bateria Odilon e Sérgio Conforti.

Entre 2011 e 2014, Patrick Leonard ainda teve aulas com Dirceu Leite, que foi muito importante na sua formação. Em 2015 voltou a estudar na Escola Portátil, mas agora saxofone, com o professor Rui Alvim. No mesmo ano, harmonia com Wando Carmo e percepção musical no curso Mais que Música. Também esteve presente em workshops com Ivan Meyer, Celso Woltzenlogel e Daniela Spielmann. Estudou harmonia e improvisação com Anderson Cardoso e se formou pelo curso técnico da EMVL, tendo PC Castilho como professor. Atualmente, cursa Licenciatura em Música pela Universidade Claretiano.

Até então, Patrick Leonard já havia participado de alguns grupos, como Grupo Sintonia, Samba do Intervalo e na Roda do Sambastião, onde teve a oportunidade de tocar com alguns ícones do samba, como: Monarco, Noca da Portela, Wilson Moreira e Ataulfo Alves Junior, por exemplo.

Seu Repertório inspira-se principalmente na música brasileira, sempre com clara versatilidade e criatividade. Além de seu trabalho solo, acompanha artistas e grupos,  se apresenta em casamentos, festas e eventos em geral.

É integrante do grupo Samba de Lei, que se apresenta nas melhores casas do circuito carioca de samba de raiz. Também participa da formação que acompanha grandes artistas da nova cena musical do RJ em seus shows, além de fazer parte do projeto social Cultura de Direito para Todos, realizado pela prefeitura de Maricá, ministrando oficinas de saxofone, gaita e flauta.

Currículo no formato pdf
Release no formato pdf
Patrick_leonard
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
Celso Woltzenlogel